A MELHOR MASSA PARA MODELAR CAKEPOP

sexta-feira, agosto 19, 2016

Olá amigas confeiteiras! Como vocês já devem ter ouvido falar, cakepop é uma massa de bolo esfarelado misturado com algo pastoso ou cremoso, criando uma textura que se possa enrolar e modelar. Quando se trata de sabor, é só usar a criatividade! Brownie com brigadeiro, bolo de fubá com doce de leite, baunilha com buttercream, etc. Crie sua massa preferida, faça bolinhas, banhe no chocolate e voilá!

Mas, quando se trata de modelar, aí as coisas mudam.Você precisa de uma massa compactada, que tenha mais elasticidade, não rache ao modelar e fique bem lisinha. De todos os testes que fiz, a massa que me permitiu fazer isso melhor foi o pão de ló com doce de leite.  Não me perguntem o porquê, ainda busco entendimento. Essa mistura além de ser boa para modelar, não tem uma coloração tão escura, o que é bom, pois o banho de chocolate pode ficar um pouco transparente em cores claras.

Como o foco é a modelagem, nunca mudo a massa para não ter futuros problemas, afinal time que está ganhando...

Esfarele a massa em um processador, na batedeira ou à mão mesmo. Quanto mais soltinha e fininha a massa ficar, melhor. Faça um leite condensado cozido na pressão e depois de pronto adicione um pouco de creme de leite, para dar uma textura mais cremosa. Adicione canela à gosto. Esse detalhe deixa a massa com um gostinho de bolo indiano, adoro!



Coloque o doce de leite aos poucos na massa esfarelada, misturando bem até formar uma grande bola, sem estar grudando nas laterais do recipiente. Faça uma bolinha e aperte. Se seus dedos ficarem marcados nela, significa que está boa. Ela não pode ficar mole, senão cairá do palito. Se ficar seca, não conseguirá modelar sem rachar.






Com a massa pronta, faça bolinhas de aproximadamente 35g para que seus pops fiquem todos com o mesmo tamanho. Caso você tenha interesse em se profissionalizar, é interesante agilizar seu trabalho com um molde de bolinha. Você encontra para comprar no site do AliExpress, a um preço bem acessível.

Para que sua massa não cole nas mãos e fique bem lisinha quando modelar, um boa dica é usar luvas de vinil. Repare nas fotos abaixo a diferença do brilho da bolinha enrolada sem luva e com luva.




Bolinhas prontas, é hora de começar a modelar!

Até o próximo post! Beijos.


Você pode gostar também

2 comments

  1. OLÁ, ADOREI SUA POSTAGEM, SÓ FIQUEI EM DUVIDA EM RELAÇÃO AS MEDIDAS. VC COSTUMA FAZER UM BOLO DE CAIXA? QUERIA UMA MÉDIA DE QUANTOS GRAMAS DE BOLO, QUANTAS COLHERES EM MÉDIA DE DOCE E SE É UMA PITADA DE CANELA. PARA ESSA RECEITA É PÓSSIVEL FAZER QUANTOS? MUITO OBRIGADA DESDE JÁ.

    ResponderExcluir

FACEBOOK

INSTAGRAM

Subscribe